Tempo instável segue no Paraná, com risco de pancadas e trovoadas a partir da tarde
02/04/2026 Paraná
Calor e sensação de abafamento persistem, com máximas próximas dos 30°C em várias regiões do estado

A quinta-feira segue com previsão de tempo instável em todo o Paraná. De acordo com as condições meteorológicas, a combinação entre o aquecimento ao longo do dia, a presença de umidade e a circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera favorece a formação de instabilidades, principalmente durante a tarde e início da noite.

A previsão indica pancadas de chuva irregulares, que podem ocorrer de forma localizada e acompanhadas de trovoadas. A possibilidade de chuva é maior entre a faixa central e o Leste do estado, onde as condições atmosféricas são mais favoráveis para a formação de nuvens carregadas.

Além da instabilidade, a sensação de abafamento continua predominando. O calor será mais intenso nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, onde as temperaturas máximas devem se aproximar dos 30°C em cidades como Paranavaí, Umuarama, Maringá e Foz do Iguaçu.

Nas demais regiões, como Campos Gerais, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros também sobem, com máximas variando entre 23°C e 26°C em municípios como Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba. Já no litoral paranaense, a previsão aponta temperaturas em torno dos 28°C.

Sexta-feira terá chuva mais concentrada no Leste do estado

Na sexta-feira, a instabilidade tende a se concentrar principalmente sobre a faixa Leste do Paraná, abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Nessas áreas, há maior potencial para pancadas de chuva localizadas, acompanhadas de trovoadas, especialmente entre a tarde e a noite.

A maior disponibilidade de umidade e a influência da circulação marítima contribuem para intensificar a formação dessas instabilidades, aumentando o risco de chuva forte em pontos isolados.

No interior do estado, o tempo deve permanecer mais aberto durante a manhã, com aumento de nebulosidade no decorrer da tarde. Mesmo assim, não se descartam pancadas de chuva rápidas e isoladas, típicas do calor, principalmente em áreas próximas a serras, encostas e vales de rios.

As temperaturas continuam em elevação em todas as regiões, mantendo a sensação de tempo abafado. No interior, as máximas devem seguir próximas dos 30°C, enquanto no Leste os valores ficam ligeiramente mais amenos, porém ainda elevados para o período.

Redação Guia São Miguel com informações do Simepar
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
 

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS