O novo comercial da Havaianas, estrelado pela atriz Fernanda Torres, provocou polêmica nas redes sociais e reações de políticos brasileiros ligados à direita. A controvérsia teve início após a divulgação da campanha em que a atriz afirma não desejar que o público comece o próximo ano “com o pé direito”, utilizando um jogo de palavras que foi interpretado por parlamentares como uma referência indireta ao espectro político conservador.
Na peça publicitária, Fernanda Torres explica que sua fala não tem relação com sorte, mas com atitude e iniciativa pessoal. “O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”, diz a atriz, encerrando com o slogan: “Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama”.
Apesar do tom motivacional, a mensagem foi recebida de forma negativa por políticos como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que enxergaram na expressão “pé direito” uma alusão política. Após a repercussão do comercial, integrantes da direita passaram a defender um boicote à marca.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou que não usará mais os produtos da empresa e chegou a descartar um par de chinelos no lixo para demonstrar sua indignação. “Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei”, disse. O ex-parlamentar também declarou que pretende começar o ano “com o pé direito”, mas não usando Havaianas, além de classificar Fernanda Torres como “declaradamente de esquerda”.
Já o deputado federal Nikolas Ferreira ironizou o slogan da marca ao escrever: “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, reforçando o discurso de boicote entre seus seguidores.
Procurada, a Alpargatas, empresa controladora da Havaianas, ainda não se manifestou oficialmente sobre a polêmica. Enquanto isso, a campanha segue gerando debate e dividindo opiniões, evidenciando como ações publicitárias podem ganhar contornos políticos em um cenário de forte polarização no país.
Redação Guia São Miguel com informações de O Globo
Foto: Divulgação
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
