Alerta: Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm no Paraná
07/11/2025 Paraná
Simepar e Defesa Civil emitem alerta de risco muito alto para a metade Oeste e risco alto para a metade Leste do Estado; rajadas de vento, granizo e descargas elétricas estão entre os fenômenos pre

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em parceria com a Defesa Civil Estadual, atualizou nesta quinta-feira, 06 de novembro, o Boletim de Gestão de Riscos, indicando agravamento das condições meteorológicas para o Estado entre a tarde desta sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08).

De acordo com o boletim, há risco muito alto na metade Oeste e risco alto na metade Leste do Paraná para tempestades severas, com chuvas intensas que podem ultrapassar os 50 mm, rajadas de vento acima de 80 km/h, descargas elétricas e possibilidade de granizo pontual.

As tempestades devem ocorrer após uma breve trégua no tempo. Durante a sexta-feira, as temperaturas continuam elevadas, podendo chegar a 34°C em algumas regiões do Norte e Oeste. Esse forte aquecimento é um dos fatores que contribuem para a intensificação dos temporais.

O Simepar explica que o fenômeno será causado pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País, que impulsionará o avanço de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente em direção ao oceano.

As primeiras tempestades devem atingir o Sudoeste e o Oeste do Estado ainda na tarde de sexta-feira, avançando para as demais regiões ao longo da noite. A chuva persiste na madrugada de sábado (08), especialmente nas áreas Norte, próximas à divisa com o Estado de São Paulo.

As autoridades reforçam a importância de redobrar a atenção durante o período, evitando locais abertos durante descargas elétricas, não se abrigar debaixo de árvores e desconectar aparelhos eletrônicos durante a ocorrência de raios. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS