A partir desta terça-feira (30), a formação de um cavado meteorológico — sistema alongado de baixa pressão atmosférica — deverá influenciar diretamente o Paraná.
Áreas de instabilidade já atuam desde a madrugada na metade sul do estado, mas é no período da tarde que se espera maior intensidade, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, com avanço posterior em direção ao leste e nordeste.
Segundo a previsão, há risco de tempestades localizadas com chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento fortes, sobretudo na metade sul.
As temperaturas permanecem elevadas em todas as regiões, e, somadas à alta umidade, devem intensificar a sensação de abafamento. Em municípios da faixa norte, os termômetros podem ultrapassar os 35 °C.
Na quarta-feira (1º), o cavado atmosférico continuará influenciando o tempo no Paraná. Estão previstas chuvas irregulares, principalmente na metade leste, onde persiste o risco de temporais localizados. As temperaturas devem apresentar leve queda, mas no norte do estado ainda poderão superar os 30 °C.
Redação Guia São Miguel com informações do Simepar.