PRF registra aumento de mortes em acidentes com caminhões no Paraná
31/07/2025 Paraná
Mais da metade das mortes em 2025 teve envolvimento de veículos de grande porte

Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, no primeiro semestre de 2025, um aumento de mais de 15% nas mortes em acidentes com a participação de caminhões. Na primeira metade do ano passado, foram 142 mortes, saltando este ano para 164.

No cenário total de óbitos do semestre, com 302 registros (clique e veja balanço semestral), os números apontam que 54% das mortes ocorreram em sinistros de trânsito que envolveram pelo menos um caminhão.

O aumento de mortes nos sinistros com veículos de carga foi registrado mesmo com uma redução de 5% na quantidade de sinistros, o que demonstra uma maior gravidade nas ocorrências.

Diversos tipos de sinistros são responsáveis pelo aumento, demonstrando o caráter multifatorial e complexo do trânsito rodoviário. Entretanto, por ser o tipo que mais concentra mortes, com 44% dos registros, a colisão frontal é o tipo de sinistro que mais desperta preocupação.

A popularmente conhecida como “batida de frente” soma a velocidade dos veículos que transitam em sentidos opostos e transfere uma gigantesca carga de energia cinética para os ocupantes dos veículos — ainda maior no caso de veículos pesados —, resultando em lesões graves e mortes. Nas mortes em colisões frontais, foi registrado um aumento de 22%, somando-se 13 óbitos aos 59 registrados em 2024.

Esses números preocupantes não significam que a culpa seja exclusivamente dos caminhoneiros. Apesar de esses profissionais receberem uma parcela maior de responsabilidade na segurança viária, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as causas dos sinistros de trânsito são multifatoriais.

A segurança viária é responsabilidade de todos, inclusive de pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo necessária a adoção de comportamentos defensivos e preventivos.


“Quase metade das abordagens feitas diariamente pelos policiais rodoviários federais no Paraná é exatamente de veículos de carga”, informa o superintendente da PRF no estado, Fernando César Oliveira. “Foram mais de 70 mil caminhoneiros abordados, de janeiro a junho deste ano, fato que reflete a preocupação central da PRF com os condutores desse tipo de veículo.”


No próximo dia 19 de setembro, em meio à Semana Nacional do Trânsito, a PRF promoverá, em Curitiba, o seminário “Motorista profissional: jornada de trabalho e tempo de descanso”, em parceria com trabalhadores e empresas da área de transporte rodoviário, além do apoio do Ministério Público do Trabalho. “Nosso principal objetivo é melhorar a segurança no trânsito nas rodovias federais do Paraná, a partir da redução dos casos de sinistros envolvendo caminhões e ônibus”, ressalta Oliveira.

A PRF possui ações específicas para a fiscalização de veículos pesados, buscando reduzir fatores que aumentam as chances de sinistros. A Operação Serra Segura, por exemplo, fiscaliza as condições mecânicas dos veículos, com o apoio de mecânicos das concessionárias, que vistoriam aspectos gerais de freios, suspensão e pneus. No âmbito dessa operação especializada, 25% dos veículos acabam retidos e autuados por algum problema mecânico.

No primeiro semestre deste ano, 892 veículos de carga foram autuados por estarem circulando com excesso de peso. O número é ligeiramente maior que o flagrado no período de comparação do ano passado, quando 883 veículos foram autuados.

O excesso de peso, além de danificar o pavimento e atrapalhar o fluxo do trânsito, sobrecarrega o sistema de freios e suspensão, aumentando o risco de sinistros. Veículos flagrados nessa condição são autuados com multa média (R$ 130,16), mais uma fração por excesso de peso aferido. Além disso, são retidos até a regularização do peso com transbordo para outro veículo.

PRFs fiscalizam caminhão em Guaíra

Perfil das mortes em sinistros envolvendo caminhões

A maior parte das mortes em sinistros com participação de caminhões ocorreu em pista simples (65%), mesmo sendo esse o tipo de pista com menor participação na quantidade de sinistros (48%).

O principal tipo de sinistro com óbitos foram as colisões frontais (44%), seguido por tombamentos e colisões traseiras — ambos os tipos com 10% de participação nas mortes.

A rodovia com maior registro de mortes foi a BR-277, com 37 óbitos. Mesmo sendo a mais extensa do estado, a densidade de mortes por quilômetro também é a maior. A rodovia é seguida pela BR-376 (20% do total) e pela BR-369 (14%). A BR-369 registrou aumento considerável de mortes, saltando 130%, de 10 para 23 óbitos.

A maioria de quem morre nesses sinistros são homens, com idade de 20 a 40 anos. Apenas 33% dos mortos ocupavam os caminhões, os demais ocupavam outros veículos ou eram pedestres. 

*Imagem de capa: Sinistro de trânsito ocorrido em Morretes (PR), no último dia 26. Tombamento de caminhão-tanque com derramamento de óleo vegetal e interdição da via. Caminhoneiro sofreu lesões leves. 

 
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