Começou nesta quinta-feira (24) o pagamento dos valores referentes aos descontos indevidos realizados por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida contempla, inicialmente, 533 mil beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal até a última segunda-feira (21).
O ressarcimento será feito em parcela única, com correção monetária pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial da inflação no país. O valor será creditado na mesma conta bancária onde o benefício é depositado, seguindo a ordem de adesão — quem aderiu primeiro, recebe primeiro.
De acordo com o INSS, mais de 1 milhão de pessoas (1.052.128) já formalizaram o pedido de reembolso. Para aqueles que ainda não aderiram ao acordo, o prazo vai até o dia 14 de novembro.
A devolução atende a uma determinação do governo federal para reparar valores descontados sem autorização dos beneficiários por parte de entidades associativas.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil