Governo Municipal e Itaipu realizam oficina de horta na UVR de São Miguel do Iguaçu
03/07/2025 São Miguel do Iguaçu
Atividade integra o Convênio Linha Ecológica e promove práticas sustentáveis junto à Associação AMAR, com palestras e implantação de horta comunitária em formato de mandala

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Meio Ambiente, e a Itaipu Binacional realizaram na quarta-feira, 02, uma oficina de hora de Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), por meio do Convênio Linha Ecológica, desenvolvido através do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Durante a atividade foi feita uma horta mandala, que é um tipo de horta que utiliza um design circular ou espiral, que busca otimizar o uso do espaço e a interação entre diferentes plantas.

Durante a ação, foram feitas palestras teóricas e práticas de como são essas hortas, como manuseá-las e quais as plantas a serem plantadas em seu tempo certo.


“A horta é colocada em uma altura que previne a erosão nos dias de chuva, podem ser regadas durante o percorrer do tempo, e é uma horta comunitária padrão, que é feita para a comunidade em geral, mas aqui no caso é feita para os associados da AMAR”, explicou o instrutor da oficina, David Brito Negrisoli.


O presidente da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem (AMAR), que desenvolve suas atividades na UVR, Edimar de Souza, exaltou a implantação da horta e projetou novas ações que poderão ser devolvidas.


“Essa oficina está sendo ótima, é um passo a mais que a AMAR está dando, não só para nós associados, mas vemos no futuro, por exemplo, quando já estivermos colhendo os frutos e estivermos fazendo o Recicla SMI, levarmos uma verdura para agradar o morador, pois isso é uma parceria. Essa horta também nos traz conhecimento, nos faz aprender mais um pouco a importância de cuidarmos do meio ambiente”, exaltou.


“Uma horta sustentável, que tende a combinar hortaliças, ervas medicinais que fazem repelência de insetos junto de criação de animais. Aqui como o espaço é pequeno, não vamos ter a criação de animais. A horta em mandala é feita em formato de anel para otimizar e embelezar o espaço”, explicou o gestor municipal do convênio, Andryws Rafael Gois.

Além da oficina de horta, o convênio Linha Ecológica também prevê outras ações ambientais nos municípios Lindeiros, chegando a um total de 55 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS