Se você acordou nos últimos dias no Paraná com a sensação de que tinha sido teletransportado para a Sibéria, saiba que não foi o único. Com sensação térmica abaixo de 0°C, muitos moradores pensaram seriamente em cancelar os compromissos matinais para evitar o drama de sair debaixo do cobertor.
O sol, aquele velho conhecido que costumava iluminar e aquecer nossos corações e corpos, decidiu tirar férias e apareceu apenas em participações especiais. Quando dava o ar da graça, surgia tão tímido que parecia estar pedindo desculpas pela ausência.
Mas nem tudo está perdido! A meteorologia traz boas novas: o frio intenso começa a dar tchauzinho e vai levando junto as nuvens insistentes que dominavam o céu do estado.
A partir da sexta-feira (4), o sol resolve ser mais sociável e começa a visitar com mais frequência, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste, onde as temperaturas podem ultrapassar os animadores 22°C e 23°C. Guaíra, Maringá e Loanda já estão separando a bermuda e a camiseta (com casaco por cima, por precaução).
Já nas praias e no litoral, as nuvens ainda fazem um after do inverno e podem trazer chuvas esporádicas. Nada que um guarda-chuva e um pinhão assado não resolvam.
O fim de semana promete seguir o mesmo roteiro: amanhecer friozinho com céu nublado, mas a tarde ensolarada, ideal para colocar roupas no varal ou fingir que vai fazer uma caminhada no parque e acabar dormindo no sofá com o gato no colo.
Então, prepare-se: ainda não é hora de guardar o moletom, mas já dá pra dar uma espiadinha naquela gaveta de roupas de primavera. Porque no Paraná é assim: num dia, você toma chocolate quente; no outro, tá pedindo sorvete com granola.
Me segue ai: https://www.instagram.com/guia_sao_miguel/
Claudio Albano / Guia São Miguel