O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última terça-feira (24), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença de representantes da comunidade, servidores públicos e entidades da área social.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência teve como objetivo avaliar as ações do município e propor novas diretrizes para o fortalecimento da Política Municipal de Assistência Social, por meio da participação ativa da população.
Durante o encontro, temas importantes foram debatidos, com destaque para a necessidade de fortalecimento das redes de apoio, escuta especializada e participação social.
A chefe da divisão da Equipe Multiprofissional das ESF’s, Thiarliane Sheila Schwanck dos Santos, destacou a importância do evento: “Saber que conseguimos fazer a diferença é muito significativo.”
A conferência também foi marcada pela eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, que terão mandato de dois anos. Além disso, foi eleito o delegado que representará São Miguel do Iguaçu na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.
A assistente responsável pela Gestão de Vigilância Sócio Assistencial, Angélica Simoni Monsani Remor, reforçou que os novos conselheiros serão empossados na próxima reunião oficial do conselho.
Já a assistente social Maria Aparecida Souza, coordenadora da Rede de Proteção e Escuta Especializada, ressaltou que “a conferência é um momento importante para ouvir os beneficiários dos serviços e construir propostas que retornam em benefícios ao município.”
O palestrante convidado, Renan Zanco, abordou os desafios enfrentados nos 20 anos do SUAS e incentivou a reflexão sobre as necessidades locais. O vice-prefeito Cláudio Rodrigues também esteve presente e reforçou o papel da participação popular: “Só podemos melhorar com as sugestões da comunidade.”
Usuários do SUAS:
Andressa Minosso Lazzeris – Titular
Vilmar Nicolau Munis – Suplente
Raquel Soares dos Santos – Titular
Célia Santos da Rosa – Suplente
Trabalhadores do SUAS:
Sônia dos Santos – Titular
Paula Regina Basso Godoi – Suplente
Luciana Cordeiro de Oliveira – Titular
Ana Meri Gassen – Suplente
Entidades:
Associação Pestalozzi de São Miguel do Iguaçu
Lar dos Idosos e Centro Promocional Dom Scalabrini
Delegado para a 15ª Conferência Estadual:
Sandra Carolina da Silva Souza – Titular
Bonifácia Rero Takuá Alves – Suplente
O evento reforçou o compromisso do município com a escuta ativa da população e o fortalecimento das políticas públicas sociais.
Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria