Conforme denúncias sobre descontos indevidos por associações a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o PROCON de São Miguel do Iguaçu orienta como saber se há esses descontos não autorizados e também o que fazer nos casos em que foi identificado esses descontos não autorizados ou solicitados pelo segurado.
Como identificar descontos:
– Se possuir acesso à internet e senha do MEUINSS.GOV.BR, o segurado deve acessar o site ou o aplicativo e consultar benefício, em seguida em extrato de pagamento e também no extrato de empréstimos e descontos.
– Se não possuir acesso à internet e senha do MEUINSS.GOV.BR, o segurado deve agendar atendimento presencial junto ao INSS pelo 135 e solicitar a senha.
– Caso seja identificado desconto indevido deve solicitar o bloqueio junto ao INSS, fazer Boletim de Ocorrência e reclamar no PROCON, pois se trata de prática abusiva e crime contra o consumidor, em que o valor deve ser devolvido em dobro pela entidade.
Como se proteger:
– Bloqueie o benefício para empréstimos e libere apenas quando quiser contratar. Essa medida evita contratações sem sua autorização;
– Empréstimos devem ser autorizados por escrito ou eletronicamente. Não é permitida a contratação por telefone;
– Nunca envie fotos com documentos pessoais para desconhecidos. Isso pode ser golpe;
– Proteja sua senha do Gov.br e não compartilhe com ninguém;
– Desconfie de ligações que oferecem dinheiro fácil. Muitas vezes, são tentativas de aplicar golpes;
– Leia atentamente os contratos antes de assinar qualquer serviço ou empréstimo. Em caso de dúvidas, procure o PROCON;
– Converse com outros aposentados sobre essas situações. Compartilhar informações ajuda a evitar novos casos.
Assessoria