O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste do Brasil traz, ao longo desta segunda-feira, maior cobertura de nuvens e chance de garoa ou chuva fraca especialmente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral paranaense.
Nos demais setores do estado, o dia começa com muitas nuvens, mas a nebulosidade diminui gradualmente a partir da tarde, dando lugar a períodos de sol.
À medida que a noite se aproxima, o Paraná entra sob a influência de uma massa de ar mais frio e seco que se espalha pelo Sul do país, provocando um resfriamento significativo.
As mínimas desta segunda-feira deverão ocorrer durante a noite, com marcas ainda amenas durante o dia, mas já sentidas em queda acentuada ao cair da temperatura.
Terça-feira
Na terça-feira, o período noturno e o amanhecer serão de baixas temperaturas em todo o estado, reflexo direto da massa de ar frio e seco. Na chamada “metade sul” do Paraná, as mínimas ficarão próximas ou abaixo dos 10 °C, enquanto nas áreas do Centro-Sul os termômetros devem registrar entre 5 °C e 7 °C ao amanhecer.
No Leste (RMC e litoral) e no extremo Norte, a nebulosidade se manterá variável, mas sem previsão de chuva significativa – apenas na Serra do Mar pode ocorrer garoa passageira.
Apesar do predomínio de sol à tarde na terça-feira, o ar seco e frio limitará a elevação das temperaturas, mantendo o clima frio até as horas mais avançadas do dia.
Redação Guia São Miguel com informações do Simepar.