O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) emitiu um alerta de mudança significativa no clima a partir da próxima semana. Uma massa de ar polar de origem continental deve atingir o estado a partir de terça-feira (29), trazendo o resfriamento mais intenso do ano até agora.
A previsão indica temperaturas mínimas abaixo dos 10 °C em diversas cidades paranaenses, com destaque para as regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Antes da chegada da frente fria, o tempo permanece instável no Paraná. Nesta sexta-feira (25), o deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Sudeste do Brasil poderá provocar pancadas de chuva, principalmente na faixa norte do estado.
Embora não haja previsão de eventos climáticos severos, a intensidade das precipitações pode variar ao longo do dia.
As temperaturas mínimas nesta sexta e sábado devem oscilar entre 10 °C e 13 °C em municípios como Palmas, General Carneiro, e nas regiões dos Campos Gerais e RMC. Já as máximas ficam entre 20 °C e 25 °C em grande parte do território paranaense.
No entanto, cidades localizadas nas faixas oeste e litorânea, como Foz do Iguaçu, Loanda e Paranaguá, podem registrar temperaturas um pouco mais elevadas.
O sábado (26) seguirá com possibilidade de chuva, especialmente no Leste, Campos Gerais e faixa norte, por conta do avanço do sistema frontal pelo oceano. Mas é na próxima semana que os paranaenses devem se preparar para o verdadeiro frio.
Com a chegada da massa polar, a sensação térmica poderá ser ainda mais baixa, marcando o início de uma nova onda de frio nos três estados do Sul do Brasil.
Redação Guia São Miguel