Vaticano anuncia exéquias do Papa Francisco com cerimônia solene na Basílica de São Pedro
22/04/2025 Mundo
Ritos funerários começam nesta quarta-feira (23) com traslado do corpo e culminam no sábado (26) com Missa das Exéquias e sepultamento em Santa Maria Maior

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano divulgou os detalhes oficiais das exéquias do Papa Francisco, falecido recentemente.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

As cerimônias seguirão as orientações do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que regula os ritos funerários do Papa, e contarão com a presença de líderes religiosos e chefes de Estado de diversas partes do mundo.

Nesta quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local, 4h horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. O momento será precedido por uma oração conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, passando pelo Arco dos Sinos até a entrada principal da Basílica Vaticana.

No interior da Basílica, diante do Altar da Confissão, será realizada uma Liturgia da Palavra, dando início ao período de visitação pública à urna mortuária do Pontífice, possibilitando aos fiéis prestar suas últimas homenagens.

A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, 26 de abril, às 10h (horário local, 05h horário de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, marcando o início do Novendiali, os nove dias de luto e oração pela alma do Papa.

Ao final da missa, os tradicionais ritos da Última Commendatio e da Valedictio serão realizados, encerrando oficialmente as exéquias. Em seguida, o corpo será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento, conforme desejo do próprio Papa Francisco.

A cerimônia deverá contar com a presença de autoridades e representantes de diferentes nações, refletindo o alcance global da liderança espiritual e humanitária do Papa.

Redação Guia São Miguel com informações do Vatican News.
Foto: Pixabay

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS