Na última terça-feira (08), o município de São Miguel do Iguaçu participou da 12ª edição da Campanha de Limpeza do Lago de Itaipu, uma ação coordenada entre a empresa responsável pela Linha Ecológica e o Conselho dos Municípios Lindeiros, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a valorização do trabalho dos pescadores locais.
A campanha, que teve início no dia 1º de abril em Foz do Iguaçu, contou com o apoio da Colônia de Pescadores Z11 de São Miguel do Iguaçu. Ao todo, 29 pescadores associados, juntamente com familiares e ajudantes, participaram da ação de forma voluntária, atuando nos pontos de pesca nº 11 (linha Saquarema), nº 12 (Assentamento Antonio Tavares), nº 14 (São José do Ocoy) e Balneário Ipiranga.
Para a realização da atividade, os participantes receberam kits contendo bolsas, luvas, combustíveis, bonés, camisas de proteção solar e alimentação, fornecidos pelo convênio entre a empresa e o Conselho dos Lindeiros.
O mutirão teve como foco a remoção de resíduos sólidos descartados de forma irregular por frequentadores da faixa de proteção do lago, que prejudicam a pesca e comprometem a saúde das águas.
Além da coleta de lixo, a campanha visa sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e o respeito aos espaços naturais. Os pescadores destacam que, mesmo no dia a dia, realizam a limpeza dos pontos de pesca e esperam que as imagens da ação sirvam como alerta para o público em geral, reforçando a importância de preservar os recursos hídricos da região.
A campanha seguirá até o dia 30 de abril, com próximas ações previstas para os municípios de Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios do Oeste e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).
Redação Guia São Miguel com informações da Colônica Z11