Nesta sexta-feira (04/04), servidores da Receita Federal apreenderam 116 celulares, entre novos e recondicionados, durante uma fiscalização de rotina realizada na BR-277, no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu. A carga estava escondida em fundos falsos nas laterais da caçamba de uma caminhonete.
O veículo era conduzido por um casal de nacionalidade argentina. Os aparelhos, incluindo diversos iPhones 13, totalizaram o valor de R$319.581,72. A atitude nervosa da dupla chamou a atenção dos servidores, que decidiram aprofundar a vistoria e encaminharam o veículo para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Sem comprovação legal de entrada no país, a carga foi caracterizada como descaminho. O crime ocorre quando há tentativa de introduzir mercadorias estrangeiras no Brasil sem o devido pagamento de impostos.
O casal foi preso em flagrante e conduzido à Polícia Federal. O veículo foi retido e os celulares foram encaminhados para o Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Foz do Iguaçu para futura destinação.
Redação Guia São Miguel com informações da Receita Federal.