Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
Nesta sexta-feira (23), a Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu foi palco de uma formação continuada destinada aos agentes de apoio de escolas e CMEIs da cidade. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria da Educação Especial, teve como foco o aprimoramento do atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e a coordenadora da equipe, que colaboraram para fortalecer as práticas pedagógicas e o acompanhamento dos estudantes com TEA.
Bruna Marques, psicóloga envolvida na formação, destacou a importância da capacitação para os agentes de apoio que atuam diretamente com alunos autistas.
"Hoje realizamos uma formação para todos os agentes de apoio que atendem nossos alunos do Município com autismo. Explicamos como funciona o trabalho da equipe de Educação Especial, detalhando as atribuições e expectativas do cargo, e discutimos a parte ética do trabalho com a ajuda da assistente social Maria," explicou Bruna.
A formação abordou temas essenciais como as características específicas do TEA, o papel dos agentes de apoio, a comunicação eficaz com os alunos e suas famílias, além das questões éticas e legais que envolvem o atendimento desses estudantes.
A psicóloga avaliou o evento como positivo, enfatizando o momento de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, que foi bem recebido pelos participantes.
A necessidade dessa formação se deve ao aumento da inclusão de alunos com TEA nas escolas e CMEIs de São Miguel do Iguaçu.
"Já havíamos realizado um primeiro encontro no início do ano, e agora, após as férias, com a inclusão de mais alunos com laudos, sentimos a necessidade de um novo treinamento. Este momento foi fundamental para orientar os novos profissionais que estão ingressando este ano para atender esses alunos," acrescentou Ana Lu, agente de apoio, reforçando a importância e o impacto positivo da capacitação.
Com informações e foto da Costa Oeste News