O Paraná registrou no último mês recordes de calor e de chuva em diferentes cidades do Paraná. É o que aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que nesta sexta-feira (1º de dezembro) divulgou uma espécie de balanço sobre o clima no estado ao longo do último mês.
Ao todo, dez cidades que possuem Estações Meteorológicas do Simepar registraram em 2023 recorde de chuva para o mês de novembro. um desses municípios foi justamente São Miguel do iguaçu, com precipitação acumulada de 421,6 milímetros no último mês.
Outras cidades com recorde em novembro foram: Altônia (228,8mm); Cornélio Procópio (174,8); Francisco Beltrão (388,8); Laranjeiras do Sul (201,8); Palmas (416,2); Pato Branco (385,4); Pinhais (216,8); Curitiba (115,72 mm); e Ubiratã (256,6).
Da chuva intensa ao calor extremo
Ainda de acordo com o Simepar, alguns fatores ajudam a explicar o “tempo louco” de novembro no Paraná. Um deles é a passagem de algumas frentes frias, que influenciaram nas condições climáticas.
A configuração de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e norte da Argentina, associado a um fluxo de umidade e calor proveniente do Norte do Brasil, manteve o Paraná mais instável, induzindo a ocorrência de muitas chuvas e até mesmo tempestades.
Em novembro, tivemos a ocorrência de mais uma onda de calor que atingiu muitos estados do país, inclusive o Paraná. Em alguns setores tivemos registros das temperaturas mais altas do ano, com regiões que chegaram a apresentar quebra de recorde histórico.
As cidades de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, tiveram recorde histórico de temperatura no último mês, ao registrarem temperaturas máximas de 34,9ºC e 39ºC.
O dia mais quente da história paranaense, no entanto, foi registrado em Antonina, no litoral, em dezembro de 2018 (44,9ºC). Já em novembro último, a cidade com maior temperatura registrada num dia foi Guaraqueçaba, no litoral, com 42,1ºC.
Fonte: Tarobá News