Chegou a hora da decisão. Nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, os gaúchos recebem o Independiente pelo confronto de volta da Recopa Sul-Americana, para definir o campeão do primeiro torneio continental de 2018, que reúne os vencedores da Libertadores da América e Copa Sul-Americana do ano passado.
Na partida de ida, os comandados de Renato Portaluppi até saíram na frente do placar, com gol de Luan, e pareciam que voltariam para Porto Alegre com um grande resultado, quando Gigliotti foi expulso. Entretanto, um tento contra de Cortez decretou o empate no primeiro confronto, levando a definição do campeão somente para o segundo duelo.
Na Recopa Sul-Americana, não há critério do gol fora de casa. Portanto, qualquer empate no jogo levará a final à prorrogação. Persistida a igualdade, uma disputa de pênaltis selará o campeão. Quem vencer, por qualquer placar, levanta o troféu.
O Grêmio não vai para a disputa do confronto decisivo do jeito que gostaria. Isso porque o técnico Renato Portaluppi não contará com Arthur, ainda em recuperação de uma contusão sofrida na final da Libertadores, contra o Lanús, além de ter também como desfalques o volante Ramiro e o goleiro Bruno Grassi.
Além disso, a campanha no Campeonato Gaúcho passa a preocupar o Tricolor. Com somente quatro pontos conquistados em sete partidas, contando com uma vitória, um empate e cinco derrotas, o Grêmio ocupa a lanterna da competição estadual, sendo no momento uma das equipes rebaixadas para a segunda divisão do futebol regional do Rio Grande do Sul.
O destaque da equipe gremista, Luan, se juntou ao companheiro de equipe Cortez e fez questão de enfatizar, em entrevista coletiva, a importância da Recopa Sul-Americana, rechaçando a hipótese do elenco gaúcho estar minimizando a disputa da competição.
“Para mim e para o Grêmio, significa muito já começar o ano ganhando títulos. A gente tem que estar buscando ganhar sempre em todas as competições que a gente entrar, e estamos muito focados, trabalhando forte para que possamos conquistar esse título”, afirmou o atacante, que ainda lamentou a situação do Tricolor no Gauchão.
“Claro que a gente não queria estar nessa situação, mas infelizmente estamos. Pensamos jogo a jogo, e agora é uma decisão, vale título”, completou.
Pelo lado do Independiente, o técnico Ariel Holan não poderá contar com o atacante Gigliotti, que foi expulso na partida de ida entre as duas equipes com a assistência do VAR (Video Assistant Referee – árbitro de vídeo, em inglês). O substituto deve ser o centroavante Silvio Romero.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INDEPENDIENTE-ARG
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 21 de fevereiro de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)
VAR: Andrés Cunha (URU)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Alisson (Lima), Luan e Everton; Cícero (Jael)
Técnico: Renato Gaúcho
INDEPENDIENTE: Campaña; Fabricio Bustos, Alan Franco, Fernando Amorebieta e Gastón Silva; Domingo, Fernando Gaibor, Maxiliano Meza, Martín Benítez e Jonathan Menéndez; Silvio Romero
Técnico: Ariel Holan
Fonte: Gazeta Esportiva