As equipes da F1 concordaram em promover mudanças no desenho dos carros para a temporada de 2019, com o objetivo de ampliar os espaços para estampar os logos dos patrocinadores. As informações são da revista inglesa Autosport e, segundo a publicação, a proposta foi discutida na semana passada, durante a primeira reunião do Grupo de Estratégia.
As propostas foram trazidas por cinco equipes, sendo que duas ideias foram acordadas e devem ser adotadas para a temporada 2019. As alterações são basicamente aerodinâmicas.
Os defletores terão de ser mais baixos, permitindo melhor visibilidade para a parte lateral do chassi, próximo às pernas dos pilotos – um local considerado privilegiado para patrocinadores. Além disso, será obrigatório abrir um espaço na parte superior das asas traseiras, sem bloqueios das lâminas, para seja possível a colocação dos logotipos.
Houve também a discussão para simplificar as asas dianteiras com menos elementos por motivos de patrocínio, mas o consenso foi de que o impacto aerodinâmico seria muito grande para justificar uma mudança que não tem causa técnica.
No ano passado, as equipes revelaram pontos de vista conflitantes quanto à adoção das barbatanas de tubarão – sendo a McLaren a mais crítica -, afirmando que o elemento comprometia a visão dos logos na asa traseira. A peça foi proibida para 2018, também por motivos estéticos, mas foi tema de discussão novamente no encontro em Londres. No entanto, não há planos para um novo retorno.
Fonte: Gazeta Esportiva