A Conmebol já definiu as equipes que estarão nos quatro potes do sorteio da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, a entidade sul-americana divulgou a versão atualizada de seu ranking de equipes e, desta forma, quatro brasileiros estão entre os melhores colocados e ficarão no pote 1: Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro.
O Palmeiras está no pote 2, e o Flamengo aparece no pote 3. A Conmebol sorteia nesta quarta, a partir das 21h (de Brasília), os grupos e os confrontos das duas fases prévias da competição. Equipes do mesmo país só ficarão no mesmo grupo caso uma delas tenha se classificado da fase prévia.
O ranking da Conmebol, usado como critério para a definição dos potes do sorteio da Libertadores já há três anos, se baseia em três itens. O desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2007, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos; a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Grêmio, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2016, o Atlético Nacional, e assim por diante. Além disso, títulos nacionais – menos Copas – conquistados entre 2008 e 2017 também foram computados, porém com peso menor.
Confira os potes:
Pote 1
River Plate
Boca Juniors
Grêmio
Atlético Nacional-COL
Peñarol
Santos
Corinthians
Cruzeiro
Pote 2
Independiente
Emelec
Estudiantes
Cerro Porteño
Palmeiras
Bolívar
Libertad
Universidade de Chile
Pote 3
The Strngest
Colo-Colo
Racing
Flamengo
Defensor
Alianza Lima
Millonarios
Real Garcilaso
Pote 4
Atlético Tucumán
Deportivo Lara
Monagas
Delfín
Classificado pela fase prévia
Classificado pela fase prévia
Classificado pela fase prévia
Classificado pela fase prévia
Fonte: Gazeta Esportiva