Paraná deve registrar chuvas acima da média histórica em todas as regiões durante novembro
31/10/2026 Paraná
Previsão do Simepar aponta volumes mais expressivos no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.

O mês de novembro de 2026 deverá ser marcado por volumes de chuva acima da média histórica em todas as regiões do Paraná. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que atribui essa condição à influência do fenômeno El Niño, responsável por favorecer um padrão atmosférico mais propício à ocorrência de precipitações na Região Sul do Brasil.

De acordo com a previsão, os maiores volumes de chuva em relação à média climatológica devem ser registrados nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado.

Apesar da tendência de chuva acima da média, isso não significa que as precipitações serão constantes durante todo o mês. A distribuição deverá ser irregular, com períodos de tempo mais estável intercalados com episódios de chuva mais intensa.

Segundo a meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo, as precipitações estarão relacionadas principalmente à passagem de frentes frias, à atuação de sistemas de baixa pressão e à formação de áreas de instabilidade.

O transporte de calor e umidade em direção à Região Sul também deverá contribuir para intensificar as condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades.

Temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média

Em relação às temperaturas, a tendência é de que as médias de novembro fiquem ligeiramente abaixo da climatologia histórica.

Embora a aproximação do verão favoreça a elevação gradual das temperaturas e a ocorrência de dias mais quentes, o calor não deverá predominar durante todo o mês.

A passagem frequente de frentes frias poderá provocar quedas temporárias nos termômetros, devido ao avanço de massas de ar mais frio sobre o Paraná. A maior presença de nuvens e a ocorrência de chuva também devem reduzir o aquecimento durante o dia, mantendo as temperaturas máximas mais amenas em determinados períodos.

Com isso, a expectativa é de alternância entre dias mais quentes e períodos de temperaturas mais baixas, contribuindo para médias próximas ou ligeiramente inferiores aos valores históricos.

Histórico de chuvas em novembro

Os dados climatológicos do Simepar mostram que novembro apresenta, historicamente, volumes de chuva inferiores aos registrados em outubro.

A região ao redor de Antonina, no Litoral, costuma apresentar os maiores acumulados históricos do mês, com médias entre 200 e 225 milímetros.

Já as menores médias são observadas nas proximidades de Cerro Azul e Rio Negro, onde os volumes ficam entre 75 e 100 milímetros.

No Oeste do Paraná, o acumulado histórico de novembro varia entre 150 e 175 milímetros. No Sudoeste, os valores ficam entre 175 e 200 milímetros. Em outras áreas do estado, as médias variam conforme a região, ficando entre 100 e 150 milímetros.

O que esperar das temperaturas no Paraná

Historicamente, as temperaturas médias de novembro apresentam diferenças significativas entre as regiões paranaenses.

As menores médias são registradas nas proximidades de Curitiba, General Carneiro e Palmas, com valores entre 16°C e 18°C. No extremo Oeste, Noroeste e região de Cornélio Procópio, as médias ficam entre 24°C e 26°C.

No Oeste e em parte do Norte, as temperaturas médias variam entre 22°C e 24°C. Em municípios como Toledo e Cascavel, além da faixa central do estado e da região de Francisco Beltrão, os valores históricos ficam entre 20°C e 22°C.

As temperaturas mínimas históricas variam entre 14°C e 16°C no Sul, nos Campos Gerais e em parte da Região Metropolitana de Curitiba. Já no Norte, Noroeste e Litoral, as mínimas costumam ficar entre 18°C e 20°C.

Quanto às temperaturas máximas, o extremo Oeste e o extremo Noroeste apresentam médias superiores a 30°C. Em boa parte do estado, os valores ficam entre 28°C e 30°C, enquanto no Litoral e nos Campos Gerais variam entre 26°C e 28°C.

Na Região Metropolitana de Curitiba e no Sul, as máximas históricas são mais amenas, com médias entre 24°C e 26°C.

A previsão indica, portanto, um novembro com chuva acima da média em todo o Paraná, alternância de períodos de instabilidade e tempo firme, além de temperaturas que poderão apresentar oscilações ao longo do mês.

Redação Guia São Miguel 
Foto: Patryck Madeira/Arquivo SEDEST


Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
 

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS