Foi realizada na manhã da última quarta-feira, 14, no Centro Esportivo Valter Marcon, a aula inaugural que marcou o início das atividades de 2026 do projeto Academia da Saúde, desenvolvido pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das Secretarias de Cultura e Esporte e de Saúde.
Em 2025, o projeto atendeu a comunidade do distrito São Jorge e da região Central, beneficiando, em média, de 180 a 200 participantes, com acompanhamento de uma equipe multiprofissional formada por professores de Educação Física, fisioterapeuta, psicólogas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
Para o ano de 2026, as atividades foram retomadas com grande participação e expectativa por parte dos usuários, que reconhecem os benefícios físicos, emocionais e sociais proporcionados pelo programa.
A usuária Santina Guizzo destacou os benefícios do projeto. “A Academia da Saúde, para nós, é muito eficiente na promoção da saúde e do bem-estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e longevidade. O programa é muito interessante e positivo”, comentou.
A orientadora do projeto, Vera Altíssimo, destacou que a Academia da Saúde atende diferentes faixas etárias e está aberta a toda a comunidade. “A Academia da Saúde não é exclusiva para idosos, sendo destinada a toda a população, independentemente da idade, atendendo atualmente pessoas entre 16 e 86 anos. As atividades acontecem na Academia da Saúde Central, às segundas e sextas-feiras, das 8h às 9h, e às quartas-feiras, no Ginásio Valter Marcon, no mesmo horário, estando abertas a toda a comunidade”, explicou.
Para a secretária municipal de Saúde, Fernanda Moreira Prestes, a retomada da Academia da Saúde é motivo de alegria. “Ficamos muito felizes em retomar mais um ano desse projeto tão importante, que promove saúde, previne doenças e fortalece o convívio social. A Academia da Saúde é um exemplo de cuidado integral com a nossa população”, destacou.
Além da Academia da Saúde, o Governo Municipal também retomou o projeto de Hidroginástica, com ampliação das turmas e desenvolvimento de novas atividades, especialmente voltadas ao público idoso.
De acordo com a professora Débora Rannow, a hidroginástica atende dois públicos. “As turmas da terceira idade, destinadas a pessoas a partir de 60 anos, e as turmas vinculadas à Clínica de Fisioterapia, formadas por pacientes encaminhados com prescrição médica, especialmente aqueles que não podem realizar exercícios com impacto ou fora da água”, explicou.
As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, com turmas da terceira idade nos períodos da tarde, e às terças e quintas-feiras para os grupos da fisioterapia e da terceira idade, incluindo uma turma no final da tarde para atender pessoas que trabalham durante o dia.
O secretário municipal de Cultura e Esporte, Sandro Alexandre (Tatu), ressaltou a importância dos projetos. “A Academia da Saúde e a hidroginástica são um importante investimento do município na promoção da saúde e da qualidade de vida da população. A ampliação das turmas e a qualificação dos espaços demonstram o compromisso da gestão com ações inclusivas, preventivas e acessíveis para todos”, afirmou.
Redação Guia São Miguel com informações da assessoria
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
