Governo de São Miguel do Iguaçu inicia estudos técnicos para revitalização dos rios Pinto e Leão
14/01/2026 São Miguel do Iguaçu
Projeto prevê investimento de R$ 28 milhões e busca reduzir alagamentos, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida no perímetro urbano

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, em parceria com a empresa Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, de Curitiba, iniciou na terça-feira, 13, os estudos técnicos para a revitalização dos rios Pinto e Leão, que cortam o perímetro urbano do município e historicamente causam transtornos, principalmente em períodos de chuvas intensas.

Nesta etapa inicial, a equipe técnica da empresa realizou uma inspeção de campo referente ao Projeto de Revitalização dos rios, além do levantamento topográfico e abrangente no leito dos cursos d’água, em uma faixa de 50 metros de cada lado.

Após a conclusão desse levantamento técnico, o próximo passo será a elaboração do projeto, que contempla aproximadamente seis quilômetros de extensão dos rios, abrangendo todo o trecho que passa pelo perímetro urbano do município. Somente após a finalização do projeto será possível avançar para a etapa de execução das obras.

Durante a inspeção, foram avaliadas as condições do entorno dos rios, com atenção especial aos processos de erosão, assoreamento, situação das margens, ocupações próximas aos cursos d’água, sistemas de drenagem, além da identificação de pontos críticos e de riscos ambientais e hidrológicos.

Após a etapa de campo, os participantes reuniram-se na sala de reuniões da Prefeitura, onde o prefeito Boaventura Manoel João Motta deu as boas-vindas e apresentou os parceiros envolvidos no projeto, destacando a importância da integração entre o poder público, a iniciativa privada e as instituições técnicas.

Na sequência, os representantes da empresa, Mirna C. Lobo e Alexandre Elias Esper, realizaram a apresentação de um relatório técnico, que incluiu o mapa do estudo hidrológico, o mapa de locação em modelo 2D e detalhamentos genéricos das soluções construtivas propostas, esclarecendo aspectos técnicos do projeto e subsidiando as discussões com os gestores e demais participantes.

Para o prefeito Boaventura Manoel João Motta, a revitalização dos rios é uma obra aguardada há muitos anos. “Fico feliz em ver que os trabalhos estão começando. Recursos nós já conseguimos e agora é aguardar a realização do projeto e, posteriormente, iniciar a obra”, afirmou.

O engenheiro civil da empresa, Alexandre Esper, explicou que o objetivo dos estudos é contribuir de forma efetiva para a solução dos problemas enfrentados nos rios. “Viemos constatar os pontos de referência das áreas de alagamento para delinear o projeto”, destacou.

Ainda segundo Esper, situações como essa são comuns em cidades cortadas por rios. “Áreas, por exemplo, que eram destinadas para os rios acabam sendo ocupadas irregularmente causando um grande problema e, consequentemente, vem desmatamento, água de esgoto, etc.”, pontuou.

O secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, observou que o aumento do volume de chuvas na região, ao longo dos anos, tem intensificado os alagamentos nos dois rios. “A vinda da equipe da STCP nos ajudou também a entender como será o trabalho de contenção e canalização dos rios”, ressaltou.

Já o secretário de Planejamento, Luciano Aparecido Neris, destacou que a visita técnica e a reunião reforçam o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. “Esse projeto é essencial para o futuro da cidade”, afirmou.

O vice-prefeito Claudio Aparecido Rodrigues lembrou que a revitalização dos rios Pinto e Leão faz parte do plano de governo da atual gestão. “A revitalização compreende ainda a construção de moradias para os ribeirinhos”, acrescentou.

Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui

O projeto de revitalização dos rios Pinto e Leão será executado por meio de convênio entre o Município e o Governo do Estado, com investimento previsto de R$ 28 milhões.

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS