Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de compaixão e fé
21/04/2025 Mundo
Primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) após complicações respiratórias.

O mundo católico se despede de uma das figuras mais influentes da Igreja nas últimas décadas. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21), às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local). O Vaticano confirmou a informação em comunicado oficial.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja", diz a nota. "Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco fez história ao se tornar, em 2013, o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e também o primeiro pontífice da era moderna a assumir o cargo após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI.

Durante quase 12 anos à frente da Igreja Católica, Francisco foi um líder próximo do povo. Conquistou milhões de fiéis com seu estilo humilde, seu compromisso com os pobres e sua disposição em dialogar com diferentes culturas e religiões.

Seu papado foi também marcado por posicionamentos firmes contra abusos dentro da Igreja e pela defesa do meio ambiente, dos migrantes e das minorias.


O papa enfrentava problemas de saúde desde o início de fevereiro, quando foi internado com um quadro de bronquite. Nos dias seguintes, passou a ter dificuldades para discursar e, em 14 de fevereiro, foi novamente internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma.


O Vaticano informou que ele estava com uma infecção polimicrobiana, que evoluiu para uma pneumonia bilateral, quadro grave que compromete a respiração e a oxigenação do organismo.

Apesar de ter recebido alta após cerca de 40 dias de internação, o estado de saúde do pontífice permaneceu frágil. Ele participou de algumas atividades religiosas, mas visivelmente debilitado, até que veio a falecer nesta segunda-feira.

Até o momento, o Vaticano não divulgou detalhes sobre o funeral do papa Francisco. A expectativa é de que o Colégio dos Cardeais se reúna nas próximas semanas para iniciar o processo de escolha de seu sucessor.

Francisco foi o 266º papa da história da Igreja Católica e, para muitos, um símbolo de renovação espiritual e de esperança para o século XXI. Seu legado continuará inspirando milhões ao redor do mundo.

Redação Guia São Miguel com informações da Globo.com
Foto: Annett_Klingner/Pixabay

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS