Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a “OPERAÇÃO PIRATAS DA BR”, com o objetivo de reprimir uma organização criminosa especializada em roubos de mercadorias importadas em trânsito pela BR-277, a partir da região fronteiriça com o Paraguai.
A ação mobilizou 25 policiais federais no cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR.
As diligências foram realizadas nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, no Oeste do Paraná.
A investigação teve início em outubro de 2024, quando uma equipe da Polícia Federal presenciou um assalto em andamento na BR-277. Na tentativa de impedir a ação criminosa, houve troca de tiros. Um policial foi baleado na região do quadril e um dos assaltantes morreu no local.
A partir desse episódio, os agentes descobriram que o grupo criminoso agia de forma organizada, selecionando alvos que voltavam do Paraguai com mercadorias. Esses compradores eram monitorados desde sua entrada no Brasil.
Segundo a PF, os criminosos contavam com o auxílio de informantes, conhecidos como “fiteiros”, que poderiam ser funcionários de hotéis, guarda-volumes, estacionamentos e até “laranjas” que atravessavam produtos pela fronteira.
Essas pessoas passavam informações sobre o valor, o tipo e o meio de transporte das mercadorias, o que permitia à quadrilha planejar os roubos com precisão.
Após a identificação do alvo, um grupo de criminosos seguia o veículo até um ponto estratégico da rodovia. Em seguida, um segundo grupo armado abordava a vítima em movimento, realizando o roubo de forma violenta e coordenada.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontrados diversos produtos importados de origem paraguaia na casa de um dos investigados, além de um simulacro de arma de fogo e uniformes da Polícia Civil, possivelmente utilizados para facilitar os crimes, simulando abordagens oficiais.
A operação foi batizada de “PIRATAS DA BR” em alusão à prática de pirataria moderna aplicada nas rodovias federais.
Redação Guia São Miguel.