Foz do Iguaçu - No fim da tarde de ontem, terça-feira (18), um casal chegou desesperado à sede do 9º Batalhão de Bombeiros Militares, carregando no colo sua filha de 1 ano e 4 meses, que havia se afogado na piscina de casa. A criança permaneceu submersa por cerca de seis minutos antes de ser retirada da água.
Diante da emergência, a Polícia Militar prestou apoio no deslocamento da família pelo trânsito até a chegada ao quartel dos Bombeiros da Vila A. No local, bombeiros de plantão iniciaram imediatamente as manobras para reversão do afogamento, dando início a uma verdadeira corrida pela vida.
Durante o atendimento, a equipe foi reforçada por outros bombeiros que se revezaram na execução das massagens de reanimação, um procedimento especialmente delicado em bebês. A viatura de intervenção rápida (VIR) do SAMU, acompanhada de uma médica, também foi acionada para auxiliar na ocorrência.
O processo de reanimação durou cerca de 40 minutos, até que os sinais vitais da criança foram estabilizados, permitindo o transporte ao hospital.
O bebê foi levado ao Hospital Municipal, escoltado por três viaturas do Corpo de Bombeiros e acompanhado por uma equipe médica. Segundo informações repassadas à noite, a criança está estável e aguarda transferência para o Hospital Costa Cavalcanti/Itamed.
A operação mobilizou aproximadamente 20 bombeiros, entre profissionais que atuaram nas manobras de reanimação, no isolamento da área e no acompanhamento do transporte.
Quando a ambulância deixou o quartel, a emoção tomou conta da equipe, que celebrou o sucesso da missão e segue em oração pela plena recuperação do bebê.
Redação Guia São Miguel com informações do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu.