O Paraná deve enfrentar um final de semana marcado por instabilidades climáticas devido à formação de uma frente fria na altura do litoral gaúcho. As informações são do Simepar.
A partir desta sexta-feira (24), os índices de umidade aumentam, somados ao aquecimento diurno, favorecendo pancadas de chuva em todas as regiões do estado. Há previsão de temporais localizados e chuvas intensas especialmente nas faixas oeste, leste e sul do Paraná.
O dia começa com maior presença de umidade, e a combinação com o calor durante o dia deve provocar pancadas de chuva em diferentes regiões. A previsão alerta para temporais localizados e precipitações intensas, que podem causar transtornos, como alagamentos e queda de árvores.
Com o avanço da frente fria pelo oceano e a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) de onda curta, o escoamento de umidade se intensifica no sábado.
Este cenário deve provocar temporais generalizados, deslocando-se de sul para norte ao longo do dia. Além disso, há risco de rajadas de vento e chuvas localmente fortes, exigindo atenção da população.
A instabilidade climática deve persistir no domingo e na segunda-feira, com chuvas mais concentradas no período da tarde e noite. Apesar da diminuição da intensidade, o tempo segue instável, e o alerta para condições adversas permanece em vigor.
Redação Guia São Miguel