Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu promove palestras sobre prevenção ao câncer de boca para estudantes
07/11/2024 São Miguel do Iguaçu
Iniciativa, em alusão ao ‘Novembro Vermelho’, alcança 1.100 alunos com orientações sobre cuidados e diagnóstico precoce da doença

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidadeanuncie no Guia São Miguel


O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu palestras sobre a prevenção ao câncer de boca, em alusão ao ‘Novembro Vermelho’ e a semana de prevenção à doença, realizada de 01 a 07 de novembro.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Cerca de 1.100 estudantes dos ensinos fundamental e médio dos Colégios Cívico Militar Nestor Victor dos Santos e do Campo Castelo Branco ouviram a palestra.


“Realizamos essa ação para chegar ao maior número possível de pessoas e os alunos são, por natureza, multiplicadores do assunto”, observou a diretora do departamento de saúde bucal da secretaria, Clair de Lara Boles.


A cirurgiã dentista, Maria Gabriela Colete Beatrici, da Secretaria de Saúde, contou que o câncer de boca é um tumor maligno que pode se desenvolver em qualquer parte da cavidade oral, como lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca.


“É um dos principais tipos de câncer de cabeça e pescoço e, como a maioria dos tumores, tem cura se diagnosticado no início”, lembrou.


Além do câncer bucal, a palestra levou ainda informações sobre como cuidar da saúde bucal. “Explicamos sobre como fazer a higienização diária da boca”, contou a técnica em saúde bucal, Nadir de Lara dos Santos.

Para a professora do Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos, Rosenilda Mafioletti, uma importante iniciativa do governo municipal porque é fundamental desde cedo os estudantes cuidarem de sua saúde. “Além disso, tiveram orientações de como observar se há algo estranho e diferente na boca”, disse.

O estudante Rafael Prusch, 12 anos, gostou da palestra e disse que vai levar para a vida as orientações que ouviu. “Foi muito legal, valeu a pena”, completou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, informou que uma das metas do governo é a prevenção.


“Constantemente nossos profissionais estão envolvidos com a comunidade realizando palestras e cursos sobre como cuidar da saúde”, destacou.


Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS