Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, dando continuidade ao processo de erradicação da poliomielite, o Ministério da Saúde substituiu as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), a popular gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a dose injetável.
A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro e eficiente. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.
A substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu aval do colegiado.
A decisão contou com a participação dos representantes de sociedades científicas, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
– 2 meses – 1ª dose
– 4 meses – 2ª dose
– 6 meses – 3ª dose
– 15 meses – dose de reforço
– Crianças com 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias que receberam apenas o 1º reforço com VOPb, deverão receber um reforço com VIP respeitando um intervalo de 30 dias.
– Crianças com 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias com esquema completo de dois Reforços de VOPb não receberão nenhuma dose de reforço com VIP.
‘Reforçamos a importância de manter atualizada as vacinas do seu filho. Orientamos aos senhores pais ou responsáveis que em caso de eventuais dúvidas procurem a unidade de saúde mais próxima munidos da caderneta de vacinação e cartão do SUS’, destacou a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.