Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anúncie no Guia São Miguel
O Governo Brasileiro pretende transferir as três pontes internacionais de Foz do Iguaçu para a iniciativa privada. O projeto inclui todas as outras 9 que ligam o Brasil aos demais países latino-americanos. As primeiras Licitações devem ser lançadas em dezembro desse ano.
A outorga de concessão de obra pública será mediante sistema de pedágio, e inclui projeto, construção, conservação, operação e exploração da ligação rodoviária internacional. As obras também devem incluir melhorias nos acessos rodoviários à estrutura nos dois lados da ponte.
Considerada inovadora pelo Executivo federal, a proposta é reduzir a burocracia e agilizar a liberação de cargas, trazendo ganhos de eficiência significativos.
A primeira etapa inclui seis pontes, sendo a primeira a Ponte Internacional da Integração, que liga São Borja, no Rio Grande do Sul, a Santo Tomé, na Argentina. O edital será lançado neste mês, e o leilão está previsto para dezembro. Vencerá o certame quem oferecer o menor pedágio.
Ficará a cargo da concessionária vencedora do leilão, a Gestão e Administração da Infraestrutura; Controle Operacional; Arrecadação e Gestão das Praças de Pedágio; Controle e Monitoramento de Tráfego; Comunicação; Atendimento aos Usuários; Inspeção de Tráfego; Serviços Operacionais Específicos do Centro Unificado de Fronteira (CUF); Serviços de Infraestrutura; Pesagem de Veículos; Abertura e Fechamento de Caminhões; Enlonamento e Reenlonamento; e Carga, Descarga e Movimentação de Mercadorias.
Pontes em obra pelo governo brasileiro para futura concessão:
Fonte: Portal da Cidade Foz
Foto: DER/PR