Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
Na tarde de ontem, quarta-feira (4), um incêndio no Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul, mobilizou o Corpo de Bombeiros.
As chamas se espalharam rapidamente por uma área de mata próxima à BR-277, gerando preocupação com a fauna, a flora e a visibilidade na movimentada rodovia. A seca prolongada e as mudanças climáticas, influenciadas pelo fim do fenômeno El Niño e início da La Niña, agravam o cenário, facilitando a propagação do fogo.
O ambiente seco, combinado com ventos fortes, dificulta o combate ao incêndio, que pode ter sido causado de forma criminosa. Esse episódio é mais um dos muitos registrados em cidades do Paraná nos últimos dias.
História e importância do Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu foi inspirado no Parque Yellowstone, nos EUA, graças à iniciativa do engenheiro André Rebouças no final do século XIX. Posteriormente, Santos Dumont sugeriu ao Governador do Paraná que a região fosse protegida.
Oficialmente criado em 1939, o parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 1986 e as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo em 2012.
Com 185.262,50 hectares, o parque é uma das maiores reservas ambientais do Brasil, reconhecido pela sua biodiversidade única.
Como evitar incêndios em vegetação
Provocar incêndios, mesmo para queima de lixo, é crime ambiental. Os responsáveis estão sujeitos a multas e processos judiciais, além da prisão. Para proteger áreas de preservação, jamais coloque fogo em terrenos ou matas.
O combate aos incêndios florestais é essencial para preservar esse patrimônio natural e proteger as espécies ameaçadas pela destruição das áreas de conservação.
Com informações da Catve.com