Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, nesta quarta-feira (4), situação de emergência em todo o Paraná devido à severa estiagem que afeta diversos municípios desde o mês passado. Somente em agosto, o Estado registrou cerca de 20 mil focos de calor, seis vezes mais do que no mês anterior.
O decreto autoriza a dispensa de licitação para contratos de prestação de serviços, obras e aquisição de bens essenciais ao combate da estiagem por até 180 dias. A medida intensifica a mobilização dos órgãos estaduais, coordenados pela Defesa Civil.
A estiagem, agravada por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, elevou o risco de incêndios florestais. Nos primeiros oito meses do ano, o Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 10 mil ocorrências de incêndio no Estado.
De acordo com o Simepar e a Defesa Civil, a situação deve persistir até meados de setembro, com previsões de umidade inferior a 20% nas regiões Norte e Noroeste e abaixo de 30% nas regiões Central e Sudoeste.
Apenas o litoral deve manter níveis de umidade superiores a 60%. A temperatura máxima pode ultrapassar os 30ºC em grande parte do Estado, com anomalias de até 8ºC nas regiões Norte e Noroeste.
“Teremos uma onda de calor e clima seco em quase todo o Estado, exceto no litoral, aumentando o risco de incêndios florestais. O cuidado deve ser redobrado”, alertou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
Com informações da AEN