Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
Um bebê de apenas cinco dias foi encontrado sem vida na terça-feira (27) em Foz do Iguaçu. A Polícia Científica do Paraná confirmou nesta quarta-feira (28) que a causa da morte foi a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL).
De acordo com a PM, o pai levou o bebê desacordado para a Unidade Básica de Saúde Jardim Jupira, onde os profissionais de saúde tentaram reanimar o menino, mas que ele chegou ao local já sem vida. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames, que apontaram a SMSL como causa da morte, descartando qualquer tipo de violência ou asfixia.
A Síndrome da Morte Súbita do Lactente é um evento inexplicável, que acomete bebês saudáveis durante o sono. As causas ainda não são completamente compreendidas, mas diversos fatores podem estar relacionados, como problemas respiratórios, infecções e anormalidades cardíacas.
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu lamentou profundamente o ocorrido e informou que a família está recebendo todo o suporte necessário nesse momento de dor. A equipe de saúde que atendeu o caso também está sendo acompanhada para prestar assistência psicológica.
Prevenção:
Embora a SMSL seja um evento inesperado, algumas medidas podem ajudar a reduzir os riscos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria:
Conscientização e apoio:
A morte súbita de um bebê é uma experiência devastadora para os pais e familiares. É fundamental que a sociedade como um todo esteja informada sobre a SMSL, a fim de oferecer apoio e compreensão às famílias enlutadas.
A prevenção da SMSL é um desafio para a saúde pública, e a conscientização sobre os fatores de risco e as medidas preventivas é essencial para reduzir o número de casos.
Com informações do G1
Foto: Reprodução RPC