Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
O frio intenso finalmente chega ao Paraná, trazendo temperaturas próximas de 0ºC e possibilidade de geada em diversas regiões.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de sábado (29) até terça-feira (2), a temperatura média em todo o estado ficará abaixo dos 10ºC, com os municípios do Sul, como Palmas e General Carneiro, podendo registrar mínimas de até -2ºC no domingo (30).
Até mesmo as regiões com clima mais ameno sentirão os efeitos dessa primeira onda mais forte de frio do inverno. Em cidades como Londrina, Maringá e nos municípios do litoral, como Morretes e Matinhos, as temperaturas mínimas girarão em torno de 7ºC.
Curitiba, por sua vez, deve registrar um valor mínimo de 1ºC no domingo, com sensação térmica ainda menor devido aos ventos.
Massa de ar frio polar
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), explica que essa mudança brusca de temperatura é consequência da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28).
“É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, afirma Kneib.
Geadas intensas
Outra consequência do tempo frio são as geadas. Nas regiões Sul e Sudoeste, onde as temperaturas serão mais baixas, o fenômeno poderá ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será um pouco mais branda, com maior concentração em municípios como Colombo e Araucária.
“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não passará dos 12ºC, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”, acrescenta Kneib.
Portanto, preparem-se para dias de frio intenso e noites geladas em todo o Paraná.