Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
Nesta quarta-feira (12/06), policiais civis da DISE/DEIC de Sorocaba e da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu/PR deflagraram a segunda fase da operação policial MONETANE, focada no combate ao tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de capitais.
A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e na prisão temporária de dois investigados nas cidades de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR.
Os investigados são suspeitos de serem os principais fornecedores de maconha e suas subespécies "dry" e "ice", variedades mais caras e com maior concentração de THC. Essas substâncias eram enviadas por "mulas" de Foz do Iguaçu/PR para diversas cidades de Sorocaba e região.
Na residência de um dos investigados em Medianeira/PR, foram apreendidas aproximadamente 168 porções de substâncias azuis análogas ao ecstasy, droga comumente comercializada em festas eletrônicas.
As investigações, iniciadas em novembro de 2023 pela DISE/DEIC de Sorocaba, levaram à identificação de diversos criminosos e resultaram na expedição de aproximadamente quinze mandados de prisão temporária e mais de trinta mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba/SP, Cerquilho/SP, Iporanga/SP, Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR.
As investigações revelaram um complexo esquema de tráfico de drogas envolvendo diversas cidades nos estados de São Paulo e Paraná. O grupo criminoso, composto por mais de quinze indivíduos, era responsável por administrar e coordenar a logística, transporte, armazenamento e distribuição das drogas a microtraficantes e usuários em Sorocaba e região.
Durante as diligências, foram identificados quatro indivíduos responsáveis por transportar drogas de Foz do Iguaçu e Medianeira para Sorocaba, realizando mais de quinze viagens ilícitas durante os meses de investigação. Essas pessoas atuavam como "mulas", transportando drogas junto ao corpo ou em mochilas, utilizando ônibus de passageiros.
Na operação, apenas um homem de 60 anos foi preso em Foz do Iguaçu, em cumprimento a um mandado judicial. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública Laudemir Neves, onde aguardará os procedimentos necessários para sua transferência para Sorocaba.
Com informações da PCPR