Professores de São Miguel do Iguaçu iniciam formação no Programa 'A União Faz a Vida'
25/04/2024 São Miguel do Iguaçu
Evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Sicredi capacita educadores para implementação de projetos educacionais

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu reuniu na noite de quarta-feira, 24, no Centro de Convivência do Idoso, os professores da Educação Infantil e do ensino fundamental das Escolas Municipais para o início da etapa de formação do Programa ‘A União Faz a Vida’, incentivado pela Cooperativa Sicredi.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Esse é o 7º ano que o município participa do programa e nesses encontros os professores aprendem como funciona a metodologia do programa. “É uma formação inicial e continuada e a novidade desse ano é a participação dos alunos do ensino fundamental”, disse a diretora pedagógica da secretaria, Eliane Noeli Schemmer Frazão.

Depois da formação, os professores vão poder aplicar a metodologia em suas salas de aula, realizando os projetos com as crianças.


“É uma ferramenta de trabalho do professor em sala de aula com o objetivo de transmitir os conteúdos de forma mais significativa”, observou a assessora pedagógica do programa, Rosane Maria de Costa Marocco Crenitte.


Ao todo, participam do projeto 17 municípios da região, entre as cidades de Foz do Iguaçu a Cascavel. Ano passado, São Miguel do Iguaçu apresentou 20 projetos.


“Percebemos o interesse dos professores de São Miguel em desenvolver essa metodologia que faz todo sentido no processo de aprendizagem”, disse a analista de desenvolvimento do cooperativismo, Gabriela Saczuk.


A professora Danieli de Jesus, do Centro Municipal de Educação Infantil Maridi Mendes Leandro, optou por participar do programa porque quer ampliar seus conhecimentos. “É um projeto que envolve alunos, professores e comunidade e isso é fantástico”, completou.

Os professores têm observado a praticidade da metodologia desse programa.


“Ela vem de encontro com a metodologia que já trabalhamos em sala de aula e isso é muito prático”, relatou a professora Nilse Inês Kotz Feix, da Escola Municipal do Campo La Salle de Santa Rosa do Ocoí.


A secretária de educação, Solange Gamba, disse que a formação está sendo muito produtiva e, além de orientar sobre as etapas que compreendem a realização do projeto, reflete sobre o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças da educação infantil e agora fundamental. “São momentos de bastante aprendizagem”.

Todos os projetos estão no site https://auniaofazavida.com.br/

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS