Vacina contra Covid-19 é Integrada ao Calendário Nacional de Vacinação da Criança
20/01/2024 São Miguel do Iguaçu
Ministério da Saúde anuncia nova Estratégia de Vacinação para 2024, incluindo doses específicas para crianças e cronograma para grupos prioritários

O Ministério da Saúde divulgou hoje uma nova Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para o ano de 2024, marcando a inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação da Criança.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação será parte do calendário de rotina, preconizando a 1ª dose aos 6 meses, a 2ª dose aos 7 meses e a 3ª dose após 9 meses.

Além disso, a estratégia recomenda vacinação periódica contra a COVID-19 para grupos prioritários de maior risco. Gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas (maiores de 5 anos) e idosos (mais de 60 anos) devem receber a vacina a cada 6 meses.

Já trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades (maiores de 5 anos), pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (maiores de 12 anos) e pessoas em situação de rua devem ser vacinados anualmente.

São Miguel do Iguaçu

No município de São Miguel do Iguaçu, as vacinas contra Covid-19 estão disponíveis nas Unidades de Saúde, com um cronograma específico:

  • Segundas-feiras: ESF Gaúcha;
  • Terças-feiras: Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio);
  • Quartas-feiras: Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
  • Quintas-feiras: Central (ESF Central e Paraguaçu);
  • Sextas-feiras: ESF São Jorge; ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa) e ESF Aurora.

As unidades de saúde do interior realizam a vacinação por agendamento, e os moradores da área da ESF Ipiranga podem se dirigir à ESF Central.

O reforço da vacina contra Covid-19 para os grupos prioritários está disponível em todas as salas de vacinas do município, seguindo o horário de funcionamento das ESF.

É importante destacar que os esquemas primários de vacinação contra a covid-19 não serão mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fazem parte do grupo prioritário.

No entanto, aqueles que optarem por se vacinar poderão iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação com DUAS DOSES da Vacina COVID-19, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS