O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 a alunos com deficiência visual da Rede Estadual de Ensino em um evento realizado no Palácio Iguaçu. As informações são da AEN.
Essa tecnologia, desenvolvida em Israel, utiliza áudio para transmitir informações aos usuários com cegueira total, prometendo revolucionar o processo de aprendizagem para estudantes com essa condição nas escolas estaduais do Paraná.
O objetivo é proporcionar inclusão e autonomia no aprendizado, complementando os métodos de ensino já alcançados. Neste primeiro momento, foram adquiridos 147 dispositivos, representando um investimento de R$ 2,19 milhões. Cada unidade do OrCam MyEye 2.0 custa R$ 14,9 mil.
O governador enfatizou a importância de criar um ambiente inclusivo desde a educação e destacou que essa tecnologia moderna contribui para quebrar preconceitos e tornar a educação mais acessível. A iniciativa visa equipar os alunos com ferramentas que lhes permitam competir em igualdade de condições no mercado de trabalho e, acima de tudo, aumentar a sua felicidade.
Sobre o OrCam
O OrCam MyEye 2.0 é um dispositivo discreto que pode ser adaptado a óculos comuns. Equipado com uma câmera inteligente, ele pode ler textos de diversas superfícies, reconhecer produtos, cores, dinheiro e até identificar rostos. A velocidade de leitura é ajustável, e os usuários podem escolher entre diferentes vozes e comandos para controlar a leitura.
Essa tecnologia inovadora, que recebeu investimento considerável por parte do governo do Paraná, busca promover a inclusão e proporcionar oportunidades de aprendizado semelhante aos colegas sem deficiência visual.
Além disso, foi assinado um projeto de lei para a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FEPcD), evidenciando o compromisso do governo com a inclusão em todas as faixas etárias.
Redação Guia São Miguel
Foto: Gilson Abreu/AEN