O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, esclareceu nesta sexta-feira (4) que a queda no lucro da companhia no segundo trimestre deste ano não deve ser atribuída à mudança na política de preços. As informações são da Agência Brasil.
Segundo ele, o principal fator para a redução foi a variação da cotação do barril de petróleo tipo brent, referência do mercado internacional.
Resultado Positivo Mesmo com a Queda no Lucro
Apesar da queda, Jean Paul considera o resultado do segundo trimestre positivo.
A Petrobras divulgou um lucro líquido de R$ 28,8 bilhões no período, o décimo maior lucro trimestral da história da empresa. Porém, em comparação com o primeiro trimestre do ano, houve uma queda de 24,6%.
Fatores Impactantes e Desempenho da Petrobras
Jean Paul Prates destacou que a variação do preço do petróleo tipo brent e das margens internacionais, especialmente a do diesel, foram os principais fatores impactantes na redução do lucro.
Ele ressaltou que essa circunstância afeta igualmente as empresas do setor, sejam elas privadas ou estatais.
Análise Comparativa entre Empresas do Mercado Acionário
Para avaliar o desempenho da Petrobras, Prates considera a comparação com outras empresas com participação no mercado acionário.
Em termos de fluxo de caixa operacional, a Petrobras teve uma queda abaixo da média das empresas-irmãs, mostrando maior resiliência em meio aos desafios do cenário.
Os investimentos da estatal no segundo trimestre também tiveram um crescimento significativo, 31% acima em relação ao primeiro trimestre, alcançando US$ 3,2 bilhões.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil