Com golpe do Pix, estelionatos disparam; veja como agem os golpistas
03/08/2023 Brasil
Golpe é feito tanto de forma presencial como à distância

A prática de estelionato, principalmente usando o PIX, está cada vez mais arrojada e também mais comum, por isso, os comerciantes devem ficar atentos para não terem prejuízo.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

O advento do PIX trouxe facilidade para o cidadão honesto, que precisa de praticidade na transferência de dinheiro e pagamento de contas, mas também abriu margem para os estelionatários.

A Luana, sócia de uma confeitaria, já esteve na mira do golpe. Surpreende a criatividade da golpista, que se identificou como Roberta, ela fez o pedido do bolo mais caro do cardápio para um aniversário e já na hora da encomenda, um comportamento estranho, a insistência em pagar via PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A suposta transferência foi feita e o comprovante foi enviado e até a data e horário da entrega do bolo estavam combinadas. No dia seguinte, a mulher quis modificar o pedido, mandou uma nova mensagem querendo diminuir o tamanho do bolo e a solicitação foi aceita pela confeitaria.

Detalhe é que Roberta queria que a empresa devolvesse a diferença do valor do PIX, no bolo do tamanho menor, já no momento da mudança do pedido, o que não foi aceito.

Dois dias após o primeiro contato, a empresa recebeu alguns áudios, foi aí que Luana entendeu que, de fato, se tratava de um golpe, não tinha sido feito PIX em momento nenhum.

De acordo com a delegada Raissa Scariot, do setor de estelionatos, casos como este, em que o golpista age à distância, dificultam a ação da polícia.

O estelionato também segue sendo praticado no modo presencial, como o caso da jovem que deixou um salão de beleza no prejuízo também com o golpe do falso PIX. A mulher chegou a ser presa, foi liberada e depois agiu novamente, em uma loja de roupas.

É bom lembrar que o crime de estelionato, dá cadeia, na forma simples varia de um a cinco anos e com a lei que criou qualificadora varia de quatro a oito anos

Tanto o advogado Lucas Bachinski quanto a delegada Raissa reforçam que todos fiquem atentos aos detalhes para evitar prejuízos.

O registro do boletim de ocorrência pode ser feito online pelo site da  Polícia Civil.

Fonte: Catve.com/JC1

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS