No mês de agosto, a região será novamente o cenário de exercícios militares realizados pelo Brasileiro em conjunto com militares de outros 15 países. As atividades estão programadas para acontecer entre os dias 12/08 e 18/08. As informações são do Correio do Lago.
Após um treinamento feito pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em junho, agora é a vez de tropas brasileiras e internacionais participarem desta ação que envolverá veículos terrestres, aquáticos e helicópteros.
O foco dos exercícios será uma simulação de operações de ajuda humanitária, com a participação de exércitos do continente americano e europeu, em um contexto fictício de desastres naturais. Serão explorados cenários hipotéticos, com a incorporação de esforços internacionais para fornecer ajuda e proteção a uma população figurada.
Os temas considerados durante os treinamentos incluirão:
Essas atividades fazem parte do cronograma estabelecido pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), uma organização internacional que conta com a participação de 23 militares membros, dois militares observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais.
Os treinamentos serão realizados na sede e no distrito da Moreninha, em Santa Helena, e também em outras localidades da região, incluindo os municípios de Missal, Dom Armando, Medianeira, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
Ao todo, participarão da ação 1.700 militares brasileiros e 125 militares de outros países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Colômbia, Chile, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.