Nesta quarta-feira (26/07), policiais federais e servidores da Receita Federal realizaram mais uma etapa de uma operação conjunta para reprimir o contrabando e descaminho de mercadorias estrangeiras vindas da Argentina. As informações são da Polícia Federal.
A ação ocorreu na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, onde diversos veículos foram fiscalizados, incluindo a abordagem aos condutores e à documentação dos veículos.
Prisões em flagrante e apreensão de 4,2 toneladas de alho argentino
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante ao serem flagradas conduzindo veículos do tipo van carregados com sacolas de alho argentino, totalizando aproximadamente 4,2 toneladas.
O contrabando de produtos estrangeiros é um crime que ameaça a qualidade dos produtos no mercado e representa um risco à saúde pública.
Estratégia para garantir a vigilância e proteger a saúde pública
Essa ação faz parte de um planejamento estratégico operacional, que visa intensificar a fiscalização na aduana e reprimir a entrada de produtos estrangeiros sem documentos legais obrigatórios. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos comercializados no país, além de minimizar os riscos à saúde pública.
Os condutores envolvidos no contrabando foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os veículos e as mercadorias rapreendidas foram encaminhadas para a Delegacia da Receita Federal para os procedimentos cabíveis.