Na tarde de quarta-feira, 19, os atletas Gustavo Henrique Magagnin, Artur Alves Rodrigues, Adrieli e Danieli Motta receberam o certificado de faixa preta de karatê emitido pela International Karate do Goju Kai Association (IKGA), diretamente do Japão. Eles fazem parte da escolinha desenvolvida gratuitamente pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
O evento de entrega da faixa foi realizado no gabinete do prefeito Boaventura Motta e contou com a presença do representante no Brasil da IKGA, Luiz Antônio de Araújo Kotsubo.
“Receber o certificado de faixa preta é o começo da caminhada no Karatê Do, caminho das mãos vazias”, explica Luiz Antônio. Ele aproveitou a oportunidade e parabenizou a equipe de karatê do município pelos brilhantes resultados conquistados pelo Brasil afora. “São Miguel tem se destacado de forma inegável no país e é uma das principais academias de karatê do Paraná”, destacou.
A satisfação e o orgulho dos atletas em receber o certificado eram evidentes. “Receber esse título é o resultado do esforço e da dedicação e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade de repassar os ensinamentos do karatê para os outros”, disse Artur Alves Rodrigues, 15 anos, praticante do karatê desde os 05 anos de idade.
Alguns pais estiveram presentes na cerimônia. “Esse momento é de muito orgulho e a realização de um sonho em ver um filho conquistando seus objetivos”, contou Rosineide Alves, mãe do atleta Artur. Ela agradeceu o apoio de todos, principalmente do Governo Municipal. “Estamos tendo o apoio dessa administração o que é fundamental para o desenvolvimento da equipe e os resultados que aparecem”, salientou.
A escolinha de karatê é comandada pela equipe Evolução Karatê – Dojô Tramontin e atualmente conta com cerca de 120 alunos, sendo 10 deles faixas pretas. “Nossa escola evolui a cada dia e o momento de entrega de faixa é único e especial para a academia”, disse Zilmar Tramontim, professor e responsável pela escola.
O vice-prefeito Claudio Rodrigues, destacou que o karatê do município há vários anos leva o nome de São Miguel para todo o Brasil. “Nossa gestão tem investido no esporte porque entende ser um dos melhores caminhos para o desenvolvimento saudável das nossas crianças e jovens”, citou.
Claudio lembrou que o Governo Municipal iniciou a gestão com pouco mais de 500 alunos nas oficinas culturais e escolinhas esportivas, e hoje são mais de 2.000 atendidos.
Fonte: Assessoria