Quem é Gabriel Chapecó, goleiro que será titular do Grêmio contra o Santos
23/06/2021 Futebol
GaúchaZH / Foto: Guilherme Rodrigues / GR Press / Divulgação / Grêmio

Cria do Grêmio desde 2014, Gabriel Chapecó, 21 anos, terá a terceira chance como titular do time principal nesta quinta-feira (24), contra o Santos pelo Brasileiro. A oportunidade vem depois de sete anos na base, em trajetória que começou em uma escolinha do Tricolor na cidade do oeste catarinense que complementa o nome do goleiro.

É a primeira de nove chances para ver Gabriel como titular, já que Brenno desfalcará o Grêmio ao longo da Olimpíada. O convocado deve se apresentar no próximo dia 8 de julho e ficar de fora do Gre-Nal e outras quatro rodadas do primeiro turno do Brasileirão, as duas partidas das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Vitória, e as duas das oitavas da Sul-Americana contra a LDU.

CLIQUE AQUI E SIGA O CANAL DO GUIA NO YOUTUBE

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GUIA SÃO MIGUEL

— É um goleiro que está pronto e espera pelas oportunidades que vão chegar. Tem um grande potencial e com continuidade vai crescer. Assim como é o Brenno, que até na seleção olímpica já está — opina Eduardo Henrique Hamester, preparador de goleiros da base, que treinou Gabriel entre 2018 e 2019.

— Quando trabalhei com ele, chamava a atenção pelo biotipo e características de reação rápida. Demonstrava estar à frente dos concorrentes da categoria. É um atleta sério e comprometido com o foco na carreira — relembra.

A melhor temporada de Gabriel Hamester Grando na base do Grêmio foi em 2019. Sob comando do técnico Cesar Lopes e do auxiliar João Antônio, Chapecó era o titular da equipe que chegou até as quartas de final da Copa São Paulo. Outros jogadores que também apareceram no plantel principal em 2021 fizeram parte daquela campanha, como Fernando Henrique, Jhonata Robert, Guilherme Azevedo e Léo Chú. No ano anterior, Gabriel foi campeão da Copa Mitad del Mundo, no Equador, jogando pelo sub-18, também como titular e defendendo pênalti na decisão.

— É positivo que subam juntos, contanto que não se isolem como uma equipe paralela no elenco. É preciso viver o processo de ambientação, aprender com as diferenças e que se ajudem mutuamente como se ajudavam quando eram colegas na base — comenta Francesco Barletta, diretor da base do Grêmio.

Foi com eles que Gabriel jogou os primeiros minutos como profissional — porém em noites onde nem mesmo o técnico principal estava à beira do gramado. Era ele o goleiro do Grêmio na goleada sobre o Arágua por 6 a 2 e no empate em 0 a 0 com o La Equidad, pela Sul-Americana de 2021.

— Ele tem a confiança de todos. A chegada desses goleiros jovens é um processo que estamos vendo muito bem no time principal. É preciso que eles tenham segurança. Passamos sempre para os guris que goleiro do Grêmio tem que terminar a jogada e tem que fazer milagre, defendendo o que parece indefensável — ressalta Barletta.

A temporada iniciou com Adriel à frente de Gabriel na fila pela titularidade, mas a situação mudou. Lesões de Adriel colocaram Chapecó mais perto da titularidade, que chega nesta sexta rodada do Brasileirão depois que Paulo Victor foi criticado mais uma vez pela torcida por ter falhado em um gol do Sport.

Gabriel Chapecó iniciará a escalação do Grêmio para o confronto com o Santos, marcado para a quinta-feira (24), pela sexta rodada do Brasileirão, na Arena, às 21h30min. Será a primeira vez dele atuando no principal palco gremista.

 
MAIS NOTÍCIAS
São Miguel do Iguaçu
    PARCEIROS