O Tricampeão da Série Ouro, um dos clubes lendários do futsal paranaense, o Foz Futsal, vai disputar a Série Bronze de 2021.
Após sete anos longe das quadras, desde 2013, a "máquina mortifera" tem o seu retorno tendo no comando da equipe, o treinador Paulo Evandro, que venceu a Série Ouro por sete vezes como jogador. Além de Paulo Evandro que vai fazer sua estréia como treinador de um time adulto, o Foz Futsal vai contar com a experiência de jogadores como o fixo Pajé e o ala Brian, que já jogaram pelo Foz Cataratas. O elenco será formado em sua maioria por jogadores jovens e da cidade de Foz do Iguaçu.
Geferson Chiapetti, supervisor e um dos responsáveis pela volta do Verdão da Fronteira, trabalha há anos no projeto Cartão Verde, de cunho social e destinado às categorias de base da região, cogitou voltar em 2020 na Série Bronze, mais a participação não foi possível por conta da Pandemia, algo que será concretizado agora em 2021.
Com o tempo surgiu na cidade de Foz do Iguaçu outra equipe, o Foz Cataratas. O Azulão venceu, inclusive, as Séries Ouro de 2018 e 2019, mas segundo o supervisor não há rivalidade entre os dois times da cidade por que, para ele, o ríval é o São Miguel Futsal.
Geferson acredita que o município comporta dois clubes e diz que não tem pretensão de rivalizar com o conterrâneo, mas quer rescender a competitividade com o São Miguel. “Conversamos com o Adélio (presidente do Foz Cataratas) e explicamos a ele que não seremos rivais. Não estamos retornando para isso. Eles fazem um bom trabalho com as categorias de base, mas não conseguem dar rodagem para os meninos, e isso nós iremos conseguir. Queremos enfrentar o São Miguel, ele é o nosso rival”. disse o supervisor.
Foz Futsal, a máquina mortífera e São Miguel Futsal, o amarelinho do oeste, protagonizaram jogos históricos e polêmicos na historia do futsal paranaense, o que tornou essa rivalidade acirrada. Mas esse confronto pode demorar um pouco para acontecer visto que o São Miguel Futsal está na Série Prata e caso suba para a Ouro a partida pode ocorrer apenas em 2023, isso na perspectiva de que o Foz Futsal cumpra o planejamento de estar na Ouro também neste ano.
Na Série Bronze o Foz Futsal está no Grupo Oeste, ao lado de Itaipulândia, Guaíra e UFCA Umuarama.
Com informações do Correio do Povo do Paraná
Foto: O Foz em 2013, último ano antes de paralisar as atividades. Por: Rádio Cultura Foz