São Miguel do Iguaçu encerra campanha '21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher'
15/12/2025 São Miguel do Iguaçu
Mobilização promoveu ações educativas, conscientização social e encerrou com atividade de acolhimento no Refúgio Biológico Bela Vista

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu encerrou, na última semana, a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A iniciativa, liderada pelo Ministério das Mulheres, foi desenvolvida no município pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, vinculado à Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e do Conselho da Comunidade.

A mobilização teve início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e seguiu até 10 de dezembro de 2025, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante todo o período, foram realizadas diversas ações de conscientização, mobilização social e orientação à população, com foco no enfrentamento à violência doméstica, à violência contra as mulheres e ao racismo. As atividades envolveram escolas estaduais e municipais, clubes de mães, grupos da terceira idade e diferentes espaços públicos da cidade.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Aparecida Carradore, o início da campanha ocorreu com atividades digitais em razão do feriado da Consciência Negra. “Começamos no dia 20, com publicações e divulgação nas redes sociais sobre a importância da data. Também realizamos uma blitz educativa nas ruas, distribuindo folders e lixeirinhas para os veículos. Durante as semanas seguintes, trabalhamos em escolas e grupos comunitários, levando informação e orientação à população”, explicou.

A campanha teve como destaque a mensagem de valorização da vida e do respeito, reforçando que o combate à violência deve ser responsabilidade de toda a sociedade. “Os 21 dias de ativismo abordam a violência doméstica, a violência contra as mulheres e o racismo. As mulheres negras são as que mais sofrem, pois vivenciam dupla discriminação: por serem mulheres e por serem negras. Precisamos trabalhar juntos para promover dignidade e respeito a todos os seres humanos”, completou Aparecida.

O encerramento da campanha ocorreu no dia 10 de dezembro, com um passeio ao Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, proporcionando um momento especial de lazer e acolhimento às mulheres atendidas pelas ações de enfrentamento à violência. “O passeio no Refúgio Biológico conclui os 21 dias de ativismo. Nosso objetivo é oferecer um dia de alegria para mulheres que já sofreram tanto com situações de violência”, destacou a diretora.

Durante a visita, o monitor Gabriel Mendes Campos apresentou a história e as atividades desenvolvidas no refúgio, criado em 1984 para abrigar animais impactados pelo enchimento do reservatório da Itaipu. “Hoje, o refúgio realiza trabalhos de preservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção ou resgatadas do tráfico. Os visitantes conhecem a área de zoológico, que abriga répteis, aves e felinos como a onça-pintada e a onça-preta. Temos também o maior hospital veterinário da América Latina, com dois mil metros quadrados, onde conseguimos tratar desde pequenos pássaros até grandes felinos”, explicou.

A secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, comentou a respeito da campanha. “A participação de São Miguel do Iguaçu nesta mobilização nacional reforça nosso compromisso em proteger e acolher todas as mulheres do município. Cada ação realizada ao longo desses 21 dias teve como objetivo conscientizar, orientar e fortalecer redes de apoio. Encerrar a campanha com um momento de lazer e integração no Refúgio Biológico simboliza esperança, cuidado e a certeza de que seguiremos trabalhando para combater qualquer forma de violência e promover a dignidade feminina”, afirmou.

“Com mais uma edição concluída, as mulheres do município podem sempre contar com a proteção e a garantia de seus direitos, pois estamos atuando de forma permanente na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas”, reafirmou Aparecida.

Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui  

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS