Projeto Onças do Iguaçu registra pela primeira vez em vídeo um raro uiraçu
12/08/2025 Foz do Iguaçu
Ave de rapina ameaçada de extinção reforça importância da preservação da Mata Atlântica e do monitoramento da fauna na região

Um registro inédito marcou a história da conservação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu. Câmeras do Projeto Onças do Iguaçu captaram, pela primeira vez em vídeo, um uiraçu (Morphnus guianensis), uma das aves de rapina mais raras das Américas e considerada ameaçada de extinção.

As câmeras instaladas pelo projeto monitoram a fauna do parque 24 horas por dia e registraram o momento em que o uiraçu desceu ao chão da floresta. A equipe do projeto ficou surpresa, já que avistamentos da espécie são muito raros, principalmente no Sul do Brasil.

De acordo com publicação do Projeto em sua página no Facebook, o uiraçu necessita de florestas preservadas e extensas áreas para sobreviver. O flagrante no parque é a prova de que a unidade de conservação segue sendo um refúgio fundamental para a vida selvagem.

O feito é resultado de um minucioso trabalho diário de monitoramento da fauna, que busca proteger e conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica.

A presença dessa espécie rara reforça a relevância de ações contínuas de preservação e combate ao desmatamento, garantindo que ecossistemas essenciais como o do Parque Nacional do Iguaçu continuem a abrigar espécies únicas e ameaçadas.

Imagens: Projeto Onças do Iguaçu

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS