Transporte de Transformador da Itaipu Para Blumenau Inicia Viagem de 20 Dias
20/01/2025 Brasil
Com 122 toneladas e 5,2 metros de altura, equipamento será submetido a manutenção corretiva para garantir a confiabilidade operacional.

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidadeanuncie no Guia São Miguel


No último sábado (18), iniciou-se em Foz do Iguaçu (PR) o transporte de um transformador de grande porte da usina hidrelétrica de Itaipu para Blumenau (SC). O percurso de mais de 800 quilômetros deverá ser concluído em aproximadamente 20 dias, dependendo das condições climáticas e do tráfego nas rodovias.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Com dimensões impressionantes — 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e um peso de 122 toneladas — o transformador tem a função de elevar a tensão gerada em Itaipu de 18 kV para 500 kV.

A peça foi retirada de operação após a identificação precoce de uma anomalia, em meados de 2023, por meio de sistemas de monitoramento e análises técnicas conduzidas pela equipe de Manutenção da Itaipu.

Logística Especializada

Para o transporte, foi designado um caminhão plataforma com 39 metros de comprimento e sustentado por 124 pneus, acompanhado por um segundo caminhão traseiro para contrapeso e auxílio em manobras. Durante todo o trajeto, o transporte contará com batedores, e a velocidade máxima será limitada a 40 km/h.

Manutenção e Segurança

O superintendente adjunto de Manutenção da Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro, explicou que o reparo será realizado em uma fábrica especializada devido à complexidade das etapas de desmontagem, montagem e testes específicos do transformador. “A manutenção é essencial para garantir a confiabilidade operacional do equipamento e da usina como um todo,” destacou.

Desde a retirada do transformador, uma peça sobressalente, com as mesmas características, foi instalada para assegurar o funcionamento pleno da unidade geradora. O retorno do transformador para Foz do Iguaçu está previsto para meados de 2026, após a conclusão das manutenções e ensaios necessários.

A Importância do Transformador

A Itaipu Binacional possui 60 transformadores como este, distribuídos entre suas 20 unidades geradoras, com três equipamentos por unidade, além de seis peças sobressalentes. Com potência nominal de 256 MVA, eles operam em frequências de 60Hz, usadas no Brasil, e 50Hz, do Paraguai.

O transporte do transformador reafirma o compromisso de Itaipu com a manutenção preventiva e corretiva, garantindo a eficiência e segurança de suas operações para atender à crescente demanda energética dos países que ela serve.

 

Fonte: Itaipu Binacional
Foto: William Brisida / Itaipu Binacional.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS