Prognóstico do Inmet alerta para possíveis impactos da chuva no início da safra 2024/2025
20/09/2024 Paraná
Fenômeno La Niña pode afetar o regime de chuvas nas regiões produtoras, exigindo atenção redobrada dos agricultores

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade,  anúncie no Guia São Miguel


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um prognóstico que destaca os possíveis impactos da chuva no início da safra 2024/2025, com base na previsão de início das características La Niña durante a primavera de 2024.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP 

Historicamente, a La Niña tende a reduzir As chuvas na Região Sul do Brasil, enquanto as Regiões Norte e Nordeste costumam registrar um aumento dos volumes pluviométricos. No entanto, outros factores climáticos também interferem nas condições de tempo e podem atenuar ou intensificar os efeitos desse aspecto.

A previsão climática aponta para o retorno gradual das chuvas a partir de outubro na posição sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, condição crucial para o aumento dos níveis de água no solo e para o desenvolvimento inicial de culturas como soja e milho.

Por outro lado, a irregularidade das chuvas combinadas com as altas temperaturas na região norte dessas regiões pode reduzir os níveis de umidade no solo, impactando as produtividades dos trabalhadores.

Na Região Sul, uma previsão de chuvas abaixo da média pode dificultar o início da safra de grãos no Paraná e em Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul poderá se beneficiar de chuvas mais regulares, favorecendo as atividades de inverno e o planejamento da safra 2024 /2025.

Entretanto, a possível consolidação do La Niña pode levar à redução dos níveis de umidade do solo em dezembro, exigindo que os agricultores mantenham atenção constante às condições climáticas e ajustem suas estratégias para mitigar os impactos no campo.

Redação Guia São Miguel

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS