São Miguel do Iguaçu se Destaca em Operações de Crédito da Fomento Paraná
02/07/2024 São Miguel do Iguaçu
Município do Oeste Paranaense Fica em 4º Lugar no Estado em Novos Contratos Firmados no Primeiro Semestre

O município de São Miguel do Iguaçu, destacou-se entre os que mais contrataram operações de crédito da Fomento Paraná no primeiro semestre de 2024.

Foram mais de R$ 7,3 milhões em novos contratos firmados de janeiro a junho, posicionando o município em 4º lugar em todo o Estado no período. Este resultado reflete diretamente na economia e desenvolvimento local.

O cadastramento de propostas no município conta com um agente de crédito da Agência do Trabalhador e uma correspondente na Associação Comercial de São Miguel do Iguaçu (Acismi). Eles são responsáveis por orientar os empreendedores, indicar as linhas de crédito e encaminhar as solicitações à Fomento Paraná.

Paulo Roberto Garlini, agente de crédito, destaca que o atendimento é personalizado, devido ao tamanho do município.


"Tenho uma sala específica para atender os empreendedores em busca de crédito barato e acessível", afirma. "Faço várias indicações conforme a necessidade da empresa ou do MEI e me sinto realizado em ajudá-los. Muitos ficam impressionados com as condições que a Fomento Paraná oferece, pois de fato são taxas de juros baixas que não se encontram em outro lugar".


PARANÁ RECUPERA

O bom desempenho em volume de crédito liberado no município neste ano deve-se ao Programa Paraná Recupera, uma linha de crédito da Fomento Paraná destinada aos municípios que decretam situação de emergência devido a eventos adversos, como enchentes, vendavais ou questões sanitárias.

O município precisa que o decreto seja homologado pelo Governo do Estado e deve aderir ao programa da Fomento Paraná. Com isso, empreendedores locais podem acessar uma linha de crédito de capital de giro com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano (0,58% ao mês), contribuindo para a retomada de atividades econômicas afetadas pela situação de emergência.

De acordo com Vinícius Rocha, diretor de Mercado da Fomento Paraná, o programa foi acionado em São Miguel do Iguaçu devido às chuvas intensas no final de outubro de 2023, que causaram enchentes e danos significativos.


"O Paraná Recupera é uma excelente ferramenta do Governo do Estado, pois permite ofertar recursos da Fomento Paraná rapidamente para contribuir tanto com os municípios afetados por emergências quanto ajudar as empresas a retomarem suas atividades", explica Rocha.


Desde janeiro de 2023, empreendedores de 132 municípios acessaram essa linha de crédito, totalizando mais de R$ 161 milhões liberados e beneficiando quase quatro mil empreendimentos no Estado.

SALÃO DE BELEZA

Dejanira Pereira Braga, dona de um salão de beleza na cidade, solicitou crédito da Fomento Paraná para retomar o funcionamento após as enchentes.


"Quando a situação ficou apertada devido às cheias, pude acessar o Programa Paraná Recupera, que me ajudou a reerguer o salão e garantiu muitos novos clientes", relatou. "Fiquei impressionada com as condições e o desconto no primeiro pagamento, realmente são taxas de juros muito baixas".


PARCERIA

A parceria entre a Prefeitura e a Fomento Paraná foi fundamental para o desenvolvimento de empreendimentos na cidade, segundo Dejanira.


"Somos muito gratos pela ajuda do agente Paulo Garlini. Ele me orientou a registrar meu MEI em 2014 e vários empreendimentos buscam seu auxílio para obter crédito de qualidade".


Valcir Teixeira, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, atribui os números alcançados no primeiro semestre a uma união em prol do desenvolvimento local.


"Trabalhamos em conjunto para elevar a economia do município. Nos reunimos constantemente para estabelecer estratégias de divulgação e captação de recursos que movimentem a cidade e garantam o avanço econômico dos empreendimentos locais".


Os empreendedores de São Miguel do Iguaçu que desejarem obter crédito para reformas, investimentos ou capital de giro da Fomento Paraná devem procurar a Agência do Trabalhador na Rua Geni de Souza Bongiolo, 77 - Centro, ou cadastrar a proposta online pelo site www.fomento.pr.gov.br.

Fonte: AEN
Foto: Divulgação
 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS